Uma empresa é formada por um conjunto de contratos, e é importante que esses contratos não impeçam que seus negócios possam crescer como você planeja.
Seja para a própria criação da empresa, para a aquisição ou venda de empresas ou participações societárias, para fornecimento de produtos ou serviços, para regular as responsabilidades, etc. Contratos serão sempre a base fundamental de qualquer negócio.
Milhares de normas
Estudo recente apontou que mais de 7 milhões de normas foram editadas no Brasil desde a promulgação da Constituição em 1988.
Assim, você consegue acreditar que contratos elaborados por quem não é especialista vai ser um bom contrato? Ou seja, você acredita que este tipo de contrato poderá te proporcionar crescimento ou te proteger o quanto você espera, mesmo tendo sido realizado por quem não é especialista?
Vemos na prática que, na maioria dos casos, esses contratos não servem para ajudar em nada.
Alteração recente da legislação
A partir de outubro deste ano entrou em vigor algumas alterações legislativas que deixaram “mais fácil” a alteração dos contratos sociais das empresas.
Você sabe se isso é interessante para você? Já viu se essa “facilidade”, na prática, não é pior para você e seus negócios?
Portanto, a consulta a um advogado especialista na área societária será fundamental para verificar a necessidade de alteração ou não desses documentos, para adequação à lei, ou aos seus interesses (quando a lei permitir).
Evitar confusão patrimonial
Contratos elaborados por advogados especialistas, além das orientações que somente eles podem te fornecer, são essenciais para evitar a temida confusão patrimonial.
Para quem ainda não sabe, um dos efeitos da confusão patrimonial é fazer com que o empresário possa responder com seu patrimônio pessoal (casa, carros, investimentos, etc.) por dívidas da empresa.
Assim, buscar contratos e orientações com esse profissional é sempre o caminho mais recomendado para evitar prejuízos futuros.
Desentendimento entre os sócios
Se você não tem 100% do capital da empresa, você vai passar por isso em algum momento.
As disputas entre os sócios são responsáveis por fechar mais da metade das empresas.
Assim, contratos bem elaborados servirão para evitar que as disputas (que vão existir) desestimulem a continuidade dos negócios.
Permitir crescimento/investimentos/novos sócios
Por fim, os bons contratos permitirão crescimento dos negócios. Seja para a entrada de investimentos, seja para ingresso de novos sócios.
Os melhores contratos buscam se antecipar a estas situações, e justamente proporcionar crescimento, e não o contrário, como vemos muito no dia a dia.
Assim, busque assessoria especializada e realize ou revise os contratos de sua empresa, antes que um problema maior aconteça.