Se é pesquisando no google por um modelo de contrato que você faz seus contratos, algo pode não estar tão ok assim.
Quem acredita que um contrato é algo simples, e que o papel de um bom contratualista pode ser substituído por um simples: “Ok Google, modelo de contrato” está perdendo de criar oportunidades no seu negócio, e o Google não tem culpa disso.
Se realmente fizermos um “Ok Google, modelo de contrato”, em instantes teremos milhares de resultados. Mas o lado negativo é que a grande maioria desses resultados não são os indicados para você ou para o seu negócio, ou mesmo que sejam, podem fazer você perder excelentes oportunidades.
Um exemplo disso seria que um contrato bem feito pode ser utilizado como um pagamento:
João deve para a empresa de Pedro e a empresa de Pedro deve para Maria, porém a empresa de Pedro está sem caixa. Neste caso, a empresa de Pedro poderia pagar Maria com a dívida que João tem para com ele.
Mas seria uma boa para Maria aceitar a dívida como pagamento?
A resposta poderia ser sim, SE:
- Primeiramente, houver contrato;
- O contrato estiver escrito e não tiver nenhum vício;
- As garantias dadas por João estiverem de acordo com a lei;
- Houverem multas e forma de ação para casos de inadimplência;
- A cessão do crédito estiver prevista no contrato.
Quem realmente faz uma análise desses requisitos, e de muitos outros, é um advogado contratualista para que você cuide de focar no seu negócio, na sua empresa.
Também existem muitos profissionais, que não são da área jurídica, e se oferecem para fazer contratos. Tenha sempre cuidado na hora de escolher, pois um contrato mal feito pode custar mais caro do que se imagina.
Ao invés de procurar um modelo de contrato, pesquise por um advogado ou um escritório de advocacia de confiança que irá ouvir o que você precisa e irá indicar e elaborar o melhor contrato para a sua necessidade.