A mistura de bens pessoais com os da empresa pode te trazer muitos prejuízos, veja alguns deles e como evitar.
Como acontece:
As formas mais comuns do que chamamos de confusão patrimonial, ou seja, a mistura de bens, ocorrem principalmente quando:
- Os sócios utilizam o patrimônio da empresa para fins particulares;
- Uma empresa utiliza o patrimônio de outra sem a efetiva caracterização jurídica desses fatos.
Imagina que isso acontece com você e sua empresa, ou com suas empresas.
Imagina também que, quando isso acontece, você ou sua(s) empresa(s) estão no meio de um financiamento, uma dívida, e por alguma dificuldade não consegue pagar em dia as parcelas. Bastante comum, certo?
O problema:
O credor dessa dívida (um banco, um fornecedor, o governo, etc.) poderá pedir na justiça a desconsideração da personalidade jurídica.
Na prática, quando ocorrer esse tipo de confusão de mistura de bens, todos os envolvidos serão responsabilizados pelo pagamento das dívidas.
Como por exemplo:
a. Confusão entre empresa e seu dono/sócio:
A cobrança alcançará todo o patrimônio da empresa e do sócio. Sim, o sócio pode perder casa, carros, investimentos pessoais, etc.
b. Confusão entre empresas:
Sejam dos mesmos donos ou não, ambas as empresas poderão perder os seus bens.
Evite passar por isso.
Porque com o apoio de assessoria jurídica especializada, você pode evitar que sua(s) empresa(s) e o seu patrimônio e de sua família sejam destinados a pagar por dívidas de forma indevida.
Veja como um advogados especialista poderá te auxiliar:
Assessoria no dia a dia
Não só para redigir contratos, mas antes de realizar contratações, ou de comprar um negócio ou parte dele. Tudo para proteger das consequências da desconhecida confusão patrimonial (ou mistura de bens).
Criação de estruturas
Podemos criar estruturas empresariais sólidas para a proteção do patrimônio pessoal dos empresários, e assim evitar que os bens familiares sejam perdidos.
A criação de estruturas antes de qualquer problema é a melhor solução para a tranquilidade do empresário. Então, atue antes do problema.
Portanto, busque assessoria especializada.