Dá medo deixar de ser MEI e crescer como uma empresa limitada (Ltda.)?
Quando você é MEI, falar em crescer assusta, vai fazer você pagar mais impostos, novas burocracias, mas também abrirá um mundo de oportunidades.
Obrigatoriamente, você terá que deixar de ser MEI quando:
- quiser contratar mais que um empregado;
- quiser ter sócio;
- quiser abrir filiais;
- sua atividade for excluída da lista de atividades permitidas;
- ultrapassar o faturamento máximo anual;
- quando for abrir mais um negócio, entre outras situações.
Outras situações podem te mostrar que é a hora de crescer:
Quando você é MEI não existe separação do patrimônio da empresa com o patrimônio pessoal. Assim, uma dívida da empresa pode afetar seu patrimônio pessoal (e de todos os que convivem com você).
Porém, como uma Ltda. você não terá esse problema. E atualmente é possível mudar de MEI para Ltda. e permanecer sozinho, sem sócio.
Outro motivo bastante comum que faz as pessoas deixarem de ser MEI para crescer é a credibilidade. Quando se é MEI, normalmente os negócios são realizados com pessoas físicas (PF).
Mas você pode querer buscar outras empresas (pessoa jurídica = PJ) para serem clientes ou para parcerias.
Porém, o MEI normalmente não é tão levado a sério, porque pode demonstrar amadorismo ou trazer insegurança à outra parte no negócio.
Então, se uma dessas situações acima acontecer de repente, já é indício de ausência de planejamento, e a necessidade de acompanhamento profissional para evitar ou remediar outros problemas é urgente.
O melhor mesmo é que tudo isso venha de forma planejada e consciente.
O MEI que cresce e o desafio a encarar
Independente do tamanho da empresa, crescer sempre será um desafio. Ao mesmo tempo em que você terá maiores custos operacionais, também terá disponíveis maiores e melhores oportunidades.
Portanto, a diferença do MEI que cresce para o MEI que se aventura é saber quais serão suas possibilidades. Importante também, é que o MEI que busca crescer saberá até onde pode ir, e como poderá crescer sempre mais a cada dia.
Ter um advogado societário ao seu lado desde o início dessa mudança, desde o planejamento mesmo, será fundamental para que você entenda os riscos e saiba onde poderá buscar oportunidades e crescimento.
Portanto, busque assessoria especializada.