Conheça 3 dicas importantes para o testamento e como ele pode ser uma importante ferramenta na hora do planejamento sucessório.
O que é um planejamento sucessório?
O planejamento sucessório e a forma planejada de transferência do patrimônio para os herdeiros.
Mas de qualquer forma, o patrimônio não será transferido?
Sim. Ocorre que quando não há um planejamento ou este não é eficaz ou de acordo com a lei, no primeiro caso os herdeiros ficam sujeitos a alguns problemas do inventário (demora, custos altos, brigas em família), ou para o segundo caso, corre-se o risco do planejamento ser anulado futuramente.
Então o planejamento é fácil, basta eu fazer um testamento!
Infelizmente não é tão simples por vários motivos. Entretanto o que mais causa problemas futuros é a forma como é feito.
O testamento é um ato solene que tem regras para ser feito. Ou seja, não basta uma simples carta para que a vontade do testador (aquele que realiza o testamento) seja feita.
Quer saber mais? Veja mais 3 dicas importantes:
- O testamento não dispensa o inventário – É comum pensar que ao fazer um testamento não será preciso fazer um inventário. Será necessário, mas seguirá as regras que foram estipuladas no testamento quanto aos bens que forem citados nele.
- Poderá ser revogado – Mesmo depois de feito ele pode ser revogado e por qualquer motivo, ou seja, caso a pessoa que fez um testamento se arrependa ou mude de ideia quanto a disposição dos seus bens, ela pode mudar ou revogar (anular) o testamento.
- Posso fazer um testamento de todos os meus bens – Se não houverem herdeiros necessários, sim. Neste caso você pode deixar seus bens para um amigo, uma instituição de caridade, um filho, etc. Mas se houverem herdeiros necessários existem algumas regras que precisam ser seguidas.
O planejamento sucessório por meio de testamento é uma ótima ferramenta para quem tem patrimônio (casa, carro, dinheiro, ativos digitais, inclusive a sua conta das redes sociais), mas é importante saber que não é a única.
Mesmo com essas dicas importantes para o testamento, para que ele seja eficaz e para que você não tenha problemas futuros, a assessoria de um(a) advogado(a) é fundamental.
Ficou interessado ou com alguma dúvida sobre o procedimento? Procure um advogado de sua confiança ou entre em contato conosco.