O contrato de Acordo de Sócios é um dos documentos mais importantes (se não o mais importante) para qualquer negócio com mais de um sócio. Entenda porquê.
No último artigo, ao falarmos sobre como evitar conflitos entre os sócios, já mostramos como esse contrato pode ser decisivo. Porém, vamos ver mais formas de utilização desse tipo de contrato.
Muito provavelmente seu contrato social não vai ser suficiente quando ocorrer qualquer problema com sua empresa ou quando você buscar alguma mudança nos negócios.
Porém, é comum o empresário se perguntar o por quê é preciso fazer um acordo de sócios.
Vamos ver alguns ótimos motivos.
Acordo de sócios é privado
Primeiro, é preciso destacar que o contrato social é um documento público. Ou seja, depois que você registrar este contrato na Junta Comercial, qualquer um que pague uma pequena taxa poderá ter acesso a esse documento (há estados que sequer cobram para fornecer cópia do seu contrato social).
Portanto, certamente não é o melhor documento para você colocar informações estratégicas do seu negócio.
Esse é o primeiro motivo para criar um acordo de sócios: a privacidade das informações.
O Acordo de sócios é um documento privado. Fica arquivado na sede da empresa. Portanto, somente quem for parte do acordo terá acesso a ele.
Já pensou deixar público quanto cada sócio vai retirar de lucros? Ou qual a estratégia para incluir sócios, como a empresa resolverá conflitos internos, etc.?
Com essa primeira ideia, já é possível pensar em muita coisa a ser relacionada nesse acordo, certo?
Portanto, é aí que entra a funcionalidade de um acordo de sócios. Sua função vai ser alinhar estratégias do negócio, de forma restrita à empresa, trazendo previsibilidade na tomada de decisões no dia a dia.
Continue nos acompanhando, porque vamos trazer mais informações sobre esse importante documento nas próximas publicações.
Busque assessoria especializada e traga segurança e previsibilidade para sua empresa.